...................................................................................
A Medicina Oriental
...................................................................................
As antigas tradições da Índia e da China, a arte de curar é inseparável da visão do mundo que caracteriza essas civilizações milenares.
O conceito de medicina natural tem como fundamento a relação harmônica entre o homem e o universo. Até alguns séculos atrás e o universo. Até alguns séculos atrás, seus adeptos desconheciam que o oriente já possuía, há milhares de anos, uma filosofia semelhante e até muito mais rica. Os povos orientais centraram sua sabedoria na relação dialética entre homem e o cosmos, do qual toda a vida depende. A filosofia da medicina natural aparentemente originou-se na Grécia e é anterior a Hipócrates, mas a Grécia recebeu grande carga de conhecimento médico da Índia antiga, uma vez que o intercâmbio cultural entre esses povos sempre foi considerável, apesar da distância que os separava.
......................................................................................
A misteriosa Índia é conhecida como o berço da civilização. Historiadores acreditam que os primeiros hindus habitaram a Meseta do Pamir há cerca de 6000 anos antes de Cristo, mas livros sagrados como os Vedas, por exemplo, parecem ter sido compilados há mais de 14000 anos, segundo estudos recentes. De qual quer forma, não resta dúvida de que continuam a instigar a curiosidade dos estudiosos. Esse povo sempre foi conduzido pôr seres de elevada estirpe espiritual, como o Manu Vaisvásvata, Rama, Vyassa, Atreya, Patanjaly e Buda, entre outros, aos quais são atribuídos os grandes ensinamentos que caracterizam a cultura tradicional indiana, com suas doutrinas e práticas espirituais de alto nível. Não é sem razão que os antigos médicos hindus são considerados verdadeiros sacerdotes, conhecedores não só dos problemas do corpo e da alma humana, mas também da própria essência e origem do homem. Por toda Índia, os núcleos espirituais, os mosteiros, as escolas iniciáticas e outros grupos com atividades afins possuíam também métodos muito eficazes para o tratamento e prevenção de doentes, com base em conhecimento transcendentes, inacessíveis ao homem comum. É na Índia milenar, portanto, que vamos encontrar as bases do mais antigo e misterioso sistema médico organizado de que se tem notícia: o Ayurveda, ou a medicina védica.
...................................................................................................
Ayurveda, o começo de tudo
..................................................................................................
A medicina védica, mãe de todas as medicinas, é conhecida simplesmente pôr Ayurveda e representa um importante ramo do Atharva Veda, que é uma das quatro partes do vedata (ou Vedas), livro sagrada dividido em Ring, Sama, Atharva e Ysjur. Os Vedas, compiliados pelo sábio Vyassa a partir de antigos e misteriosos textos, marcaram uma das mais importantes épocas da humanidade, quando floresceram conhecimentos espirituais, éticos e morais do mais elevado nível.Os Vedas estão para o hinduísmo assim como a Bíblia está para o cristianismo, o Corão para os muçulmanos, o Tao-Te-Ching para os chineses, a torá e a Cabala para os hebreus. O Ayurveda, cuja tradução mais aproximada é a ciência da saúde e da "longevidade", é a parte dos Vedas relacionada com o estudo das doenças, dos remédios, dos tratamentos, da prevenção de moléstias, da anatomia humana, da cirurgia, da descrição dos órgãos, da distribuição da energia cósmica pelo corpo e do diagnóstico. A partir da Índia, não só os conhecimentos médicos do Ayurveda, mas tudo o que se refere aos méritos da criação difundiu-se para o rsto do mundo, sofrendo transformações e adaptações, mas firmndo-se como base doutrinária de muitas artes médicas e filosofias orientais.